Vai que…

logo-autoceara

É sempre excitante comprar um novo carro. O namoro surge pela internet, rola aquela paquera, seja pelo tamanho, seja pelo design, ou, para as mais “animadas”, pela potência do motor e seu desempenho, o fato é que o carro precisa ter a nossa cara, combinar com nosso estilo e caber no bolso, claro! Feita a escolha, avaliamos o custo-benefício, o valor do seguro, aquela rápida olhada no comparativo impresso, um papo com as amigas e uma ida à concessionária. Quase certas da compra, tiramos nossas últimas dúvidas com o vendedor e concluímos que faremos um bom negócio.

Para adquirir um novo carro, a nota do Ncap (Programa de Avaliação de Carros Novos) é condição fundamental? Ou melhor, alguém verifica a nota do crash test antes de comprar?

Os Ncaps estão em vários países, justamente para melhorar a segurança dos veículos em cada região. No Brasil os testes são feitos pelo Latin Ncap, que ano após ano tem visto melhoras nos resultados dos testes. A obrigatoriedade dos airbags e do ABS para os freios deixou os modelos nacionais mais seguros em 2014, fator que contribuiu para o aumento na nota de segurança.

As avaliações são as mais variadas possíveis. Testes frontais, laterais, avaliação de impacto para o motorista, para o passageiro adulto e também para as crianças.

crash test

Em 2002, na noite da festa da minha formatura e também da minha irmã mais velha, reunimos todos os amigos e lotamos sete carros em uma caravana para o evento. Eu tinha um Ford Mondeo. Não contávamos, porém, com um dissabor: no momento em que eu saí da garagem do prédio, ao contornar a rotatória habitual, um Volkswagen Parati, bem velhinho, todo apagado e em alta velocidade acertou em cheio a lateral do passageiro onde estava sentada a minha irmã. O carro foi arremessado alguns metros para dentro da rotatória e ficamos por um fio de cair em um lago. Para nossa sorte, nada aconteceu com os ocupantes do veículo. E ao sair (pela porta do motorista) vimos duas imensas barras laterais segurando todo o impacto. A porta afundou completamente, ficaram as barras estampadas na chapa amassada. Estou certa de que naquele momento foi o carro que nos salvou de uma tragédia.

Sempre que possível, deem uma olhadinha na nota do Ncap do carro que você pensa em comprar e também nos itens de segurança. Para as mamães de plantão, é importante checar se o carro possui o Isofix (padrão internacional de pontos de fixação para cadeirinhas infantis em automóveis), que será obrigatório em todos os veículos frutos de novos projetos a partir de 2018. Esperamos que até lá, as cadeirinhas com este tipo de fixação sejam vendidas no Brasil, pois, hoje, quem quiser e conseguir comprar, precisa importar.

20141215083407899778o

Afinal, como fazer isso?

Procure primeiro no site do Latin Ncap (testa carros na América Latina e Caribe). Nem todos os carros passam pelo teste do Latin, caso não encontre, existem outros como: Euro Ncap e Global Ncap, porém é necessário ficar atenta ao modelo exato que está procurando, quantos airbags possui e qual o ano do carro testado no crash test comparado ao ano do carro desejado. A avaliação vai de zero até cinco estrelas. Quanto mais estrelas, mais seguro o carro. Detalhe: existem veículos, populares ou não que tiraram zero e outros que tiraram nota máxima. Então, fique atenta para não ser enganada!

Boa sorte na busca! Até a próxima, beijos

 

 

Acompanhe

Publicidade